"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher."


Cora Coralina

sábado, 29 de outubro de 2011

Trabalhando com WebQuest - As aventuras da Gotinha

Dentro das atividades propostas pelo curso Educonexão,desenvolvi com minha turma,uma WebQuest.
Estávamos trabalhando com o tema Meio Ambiente,e encontrei uma histórinha que falava sobre o ciclo da água.Decidi então que esse seria o tema do meu trabalho com eles.Fiquei muito apreensiva,pois a WebQuest,é baseada na pesquisa.Como desenvolver esse trabalho,com uma turma de 1º ano,em que a maioria ainda não lê?
Busquei desenvolver a atividade,de forma adaptada.Em todos os momentos,fui mediadora do processo,pois era eu quem realizava as leituras,que orientava as discussões,que era escriba da turma em texto coletivo.

A primeira coisa que fizemos,foi a leitura da história que estava no PowerPoint.


A leitura,foi realizada no laboratório de informática da escola.Antes de começar,fizemos um trabalho de antecipação da leitura,nos baseando apenas na primeira tela,que era a capa do livro.

Depois de as hipóteses serem levantadas,prossegui com a leitura,sempre interagindo com as crianças.




















Depois,dei continuidade com a discussão,e a apresentação do vídeo" A turma da Clarinha",disponível no Youtube,e com a pesquisa no site SmartKids - "O CICLO DA ÁGUA"





Em seguida,já na sala de aula,retomamos a discussão daquilo que tínhamos aprendido. Propus que elaborássemos um texto informativo coletivamente,sobre o ciclo pelo qual a água passa,saindo da natureza,indo para nossas casas e voltando para a natureza.





Depois do texto pronto,voltamos ao laboratório ,para ilustrarmos as fases do ciclo da agua utilizando o Paint.





O objetivo na verdade,era montar era montar uma apresentação no PowerPoint,mas ainda não foi possível.
De qualquer modo,a experiência foi muito boa,pois tivemos opotunidade de utilizar os instrumentos disponíveis na área da informatica,para trabalhar diretamente com os alunos.
A participação da turma foi muito boa,até porque,a metodologia foi diferente do habitual. As crianças começaram a compreender,que a internet é um instrumento de pesquisa e comunicação,que através dela,podemos conhecer coisas e pessoas,aprimorando assim nosso conecimento.
Pretendo dar continuidade á esse tpo de trabalho,que enriquecerá minha prática pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário