"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher."


Cora Coralina

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Um pouco sobre nossa escola...



A EMEF"Professor Antonio Moral",foi inaugurada em 24 de Setembro de 2.000.
Está localizada na zona sul da cidade de Marília,na Avenida Durval de Menezes 1.141.
Atende aproximadamente 430 alunos,entre o ensino regular e a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A maioria de nossos alunos,residem no Núcleo Habitacional "Paulo Lúcio Nogueira"(CDHU),mas são atendidos também,alunos dos bairros circunvizinhos como: Domingos de Léo,Nova Marília II e III,Jardim Nacional e também alunos que moram em sítios ou chácaras nas proximidades.
A nossa unidade escolar é distante do centro urbano de Marília e apresenta um comércio em
expansão caracterizado prioritariamente por bares, padarias, mercados, açougues, farmácias, oficina mecânica, lojas de vestuário e loja de material de construção. A maioria dos moradores trabalham no centro ou em fábricas na outra extremidade da cidade e para se locomoverem utilizam o transporte coletivo, ônibus, bicicletas ou outros serviços informais como moto-táxis, ou carros coletivos. Uma característica de nossa comunidade é o fluxo migratório constante de famílias para outras localidades e por causa do projeto de desfavelamento da Zona Norte, refletindo no número de transferências emitidas e recebidas de forma que nosso quadro de alunos sofre contínuas alterações e mudanças.

NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO.

A EMEF Prof.Antonio Moral acredita que a função social da escola que consiste em ensinar bem e preparar os indivíduos para exercerem a cidadania e o trabalho no contexto de uma sociedade complexa deve permanecer. Contudo incorporaremos a nossa prática de ensino, um conceito de educação direcionada para os quatro tipos fundamentais de aprendizagem:

Aprender a conhecer, fazer, viver com os outros e a ser.

  • Aprender a conhecer – significa aprender a aprender exercitando os processos e habilidades cognitivas como atenção, memória e o processo mais complexo (comparação, análise, argumentação, avaliação e crítica). O nosso corpo docente terá o compromisso de promover ordem do raciocínio lógico, a compreensão, a dedução, enfim os processos cognitivos do educando, associado com a vontade de aprender continuamente. E isso será alcançado com conteúdos e metodologias que atendam as necessidades e os interesses dos alunos.
  • Aprender a fazer – consiste na aquisição de habilidades e competências que tornem o indivíduo apto a enfrentar diversas situações e a trabalhar em grupo. Este fundamento da aprendizagem está associado ao aprender a conhecer, mas conciliando os conhecimentos teóricos a prática. Por isso educadores deverão vincular a teoria, aos saberes e conhecimentos construídos culturalmente ao longo da história, com a realidade atual vivenciada pelos alunos;
  • Aprender a viver com os outros – consiste na descoberta progressiva de si e do outro e da interdependência quanto a projetos em comum, ou seja, a escola deve promover momentos de progressiva descoberta de si e do outro e trabalhar com a idéia da não-violência, mesmo que esta constitua um instrumento entre outros, para lutar contra os preconceitos geradores de conflitos. Este consiste num dos maiores desafios de nossa unidade escolar, levar o educando a perceber a si-próprio e o outro com suas especialidades e diferenças. Visando a aplicabilidade e incorporação de tal aprendizagem, a escola pretende promover junto a seus professores e parceiros projetos de cooperação, convívio e respeito, atividades desportivas e culturais, ações comunitárias, serviços de solidariedade entre outros;
  • Aprender a ser – consiste na formação do indivíduo como um todo, espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, capacidade para se comunicar, espiritualidade, ou seja, um ser humano capaz de interagir com o meio em que vive e com outros de forma autônoma e crítica.
Biografia de Antonio Moral

Nascido em Santos a 19 de julho de 1928, viveu, intensamente até vir a falecer em Marília, no dia 21 de julho de 1999.

Criança ativa, sempre ajudava o pai Ângelo Moral em sua oficina mecânica naval, surgindo daí o gosto pela Língua Inglesa, dado que sempre estava em contato com os comandantes navais.

Fez curso primário no Grupo Escolar Doutor Dino Bueno e o ginasial no Colégio do Estado, atual Colégio Canadá, ainda em Santos.

Quando adolescente aderiu ao serviço militar, na Base Aérea de Santos. Desenvolveu o gosto pela pintura, pelo esporte, trabalhou também como vendedor da Revista dos Tribunais do Estado de São Paulo, mantendo o sonho de aprofundar seu estudo pela língua inglesa, esse sonho foi alcançado através de estudos como autodidata.

Fincou residência em Marília por volta de 1948, vindo a casar-se com Ivone Nicolau e constituindo família: Marco Ângelo Moral, Aurélio Elias Moral, Afonso Cezar Moral, Luiz Henrique Moral e Maria da Graça Moral.

Por volta de 1951 lecionava Inglês, História e Geografia nas instituições: Colégio São Bento de Marília, Instituto Educacional de Marília, Colégio Industrial e Colégio Magalhães.

A partir de 1971 derivou para o ramo de vendas, cuja função desempenhou até meados de 1992. Com o falecimento de sua esposa em abril de 1992 sua saúde veio a debilitar-se, e ele passou a lecionar esporadicamente aulas particulares de inglês e no Colégio Ângulo – Data até a época de seu falecimento.






7 comentários:

  1. Iniciando o blog...Muito feliz!!!
    Espero poder compartilhar bons momentos que vivenciamos em nossa escola :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga!!!
    Agora vou ter que aprender...rsrs
    Segue lá..rsrsr
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Oiiiiiiiiiii querida !! parabénsss pelo blog. Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Que através desse blog você possa postar muitas de suas experiências!!!
    Adorei...

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita Dalila!!!
    É uma grande alegria para mim...
    Beijosss

    ResponderExcluir